Por Alessandro Moura

Interação é tudo para o seu comércio. Por isso, resolvi te mostrar 3 ferramentas para Instagram que vão turbinar suas vendas e automatizar seu Instagram. Se você vende produtos ou serviços pelo Instagram, você precisa se comunicar de forma eficiente com seus clientes.

Conteúdo

 

O Instagram já é, com toda certeza, a melhor mídia social para se vender alguns tipos de produtos/serviços.

A boa notícia é que no momento em que atualizo esse artigo, a equipe do portal G1 anunciou um crescimento de vendas de 15% no e-commerce no início do ano de 2017. Foram mais de R$ 44 bilhões em vendas no ano de 2016.

Bom, se você ainda não tem ou não conhece o Instagram, acesse sua Apple Store ou Google Play e baixe agora!

Se você está começando a empreender agora e não sabe muito bem por onde começar, você pode conferir o post em que eu elaboro um plano de marketing de graça para novos empreendedores ou mesmo me enviar um whatsapp para que possamos bater um papo e conhecer a  parar descobrir como eu posso te ajudar.

Conversando com empreendedores, eu percebo que a grande dificuldade da maioria é conciliar a sua produção com a prospecção do seu negócio. Essas dicas farão o seu trabalho render muito mais no Instagram.

Meu nome é Alessandro Moura e sou Analista de Marketing da Agência Expert em Marketing, Agência de Marketing Digital em Brasilia, com foco em Pequeno e Médio Empreendedor. Trabalho para fazê-los serem reconhecidos com as estratégias corretas para cada nicho de mercado e, claro, realizar vendas os 12 meses do ano.

Vamos lá?

 

As 3 ferramentas para Instagram que vão turbinar suas vendas

Postgrain – O que é e como utilizar?

 

postgrain

 

O Postgrain (antigo Instamizer) é um web app e é uma ótima pedida se você quer automatizar seu Instagram e dar uma movimentada no seu canal. Há algum tempo a ferramenta vem trazendo algumas importantes mudanças e pra mim é um dos melhores gerenciadores gratuito de perfil Instagram.

Na conta gratuita, ele permite você adicionar 1 perfil do Instagram e fazer até 8 postagens por mês. Você pode fazer o agendamento de post Instagram, agendar álbuns com até 10 fotos, agendar Stories, fazer Repost, responder Direct Messages, ter acesso aos relatórios do seu canal e ainda navegar pelo Instagram. Vale muito testar esse serviço!

Se você precisar de um volume maior de postagens, você pode assinar a mensalidade que te permite administrar mais de 1 perfil do Instagram, além do agendamento ilimitado de publicações.

 

postgrain add perfil

Adicionar perfil

 

A tela é muito intuitiva.

Para criar um novo post, basta clicar na aba Novo Post e preencher os campos.  🙂

 

add novo post Postgrain

Adicionar Novo Post

 

Você pode dar mais vida a suas mensagens com os emoticons. Você pode ainda escolher a sua localização, se você quer que pessoas próximas encontrem suas fotos quando fizerem busca por local. Pode escolher compartilhar no Twitter ou Facebook automaticamente. Pode criar um grupo de hashtags para incluir automaticamente toda vez que você for criar uma nova postagem. E o mais legal, você pode postar imediatamente ou agendar o post.

 

notificações Postgrain

Notificações

 

Quando você está com um canal ativo e crescendo a cada dia, as vezes é muito difícil acompanhar todas as notificações que chegam pelo push do celular. Na aba Notificações, você visualiza todas as interações que o seu canal teve.

 

Postgrain

Veja seu perfil e suas interações

 

Essa é uma das abas que eu mais gosto. 😀

Na aba Interações, você visualiza as informações do seu perfil. Suas postagens, seu feed de fotos, as publicações que você curtiu, as fotos em que você foi marcado, e conta ainda com 2 ferramentas bem legais: a busca por hashtag e por localização.

 

Busca por Hashtag

 

Com essas ferramentas você pode criar estratégias legais de hashtags e localização para seus posts.

 

relatório Instagram Postgrain

Relatório Instagram

 

Aqui, é a parte mais profissional da aplicação. Se o seu perfil é um perfil profissional no Instagram, na aba Relatórios você verá as abas Crescimento do PerfilInstagram Business. Com esses dados você pode traçar melhor as suas estratégias de comunicação e medir para saber se elas estão dando certas ou não. 😉

E aí, gostou?

 

Gramblr – O que é e como usar?

 

 

O Gramblr vai deixar seu Instagram automático de forma grátis. Ele é um software gratuito para computador e possui um pouco menos de funções que o anterior mas tem umas funções bem legais também.

A vantagem dele é que você pode agendar quantos posts você precisar, a única condição é que o aplicativo esteja aberto nos horários das postagens para ele conseguir realizar a tarefa.

Após instalar, você verá a tela de login ou criação de uma conta se você ainda não é registrado. É fácil, não tem segredo. Basta preencher o campo com seu email, escolher uma senha de login, digitar o nome do usuário e senha do seu perfil Instagram.

 

Login no Gramblr

Login no Gramblr

 

Agendar seus posts é muito fácil também. Selecione ou arraste a imagem para o aplicativo e clique em avançar até chegar na tela para criar a sua mensagem.

O Gramblr tem umas opções legais de edições para sua imagem. Se você não tem auxílio de um Photoshop, ou outro programa de edição de imagem, ele dá uma mãozinha para você e permite você recortar imagens, colocar filtros. Veja os passos básicos abaixo:

 

Como postar no Gramblr

Selecionando a imagem no Gramblr

 

Criando a mensagem Gramblr

Criando a mensagem

 

Na aba Cronograma, você visualiza os posts que estão agendados e tem ainda a opção de editar o texto, caso queira fazer algum ajuste final.

 

Visualizar posts agendados Gramblr

Visualizar posts agendados

 

NOVIDADE

O Gramblr tem também um sistema de “recompensas”. Você ganha créditos ao curtir as fotos de outros usuários do Gramblr, para poder comprar curtidas e poder colocar as suas também para ganhar curtidas dos outros usuários.

O grande problema disso é que como há usuários do mundo inteiro, nunca ou nem sempre, você irá receber um público qualificado para o seu canal.

Outra função do Gramblr é geralmente só tem que app pagos, é o sistema de curtidas automáticas em posts de acordo com as hashtags escolhidas por você. Mais uma função que vale testar no software. 😉

 

GrowSocial – O que é e como utilizar?

Agora, muita hora nessa calma. Vou contar um SEGREDO para você!

 

O serviço GrowSocial vem se destacando e é o segredo do sucesso de muitos canais no Instagram. Com ele você vai conseguir automatizar as interações do seu canal e ganhar muito mais seguidores qualificados, aumentando e muito as chances de realizar vendas todos os dias.

Como assim?

  • Você consegue agendar posts
  • Curtir e seguir perfil baseado em tags ou geo localização
  • Automatizar Direct no Instagram
  • Interage com outros perfis baseado em geo localização ou gênero
  • Consegue interagir com seguidores dos seus concorrentes
  • Tem acesso a um relatório detalhado das atividades
  • Basta configurar e acompanhar os resultados!

O primeiro passo é adicionar a sua conta do Instagram no GrowSocial.

 

Growsocial marketing instagram

Adicionar conta Instagram

 

Após adicionar, basta definir as opções de interação, público-alvo e pronto!

 

Growsocial marketing instagram

Definir opções de interações

 

Após criar sua conta, você vai navegar pela Dashboard e descobrir as maravilhas desta ferramenta. Vale muito investir um tempo e testar essa ferramenta. 😉

 

Aumente o alcance das publicações

DICA 1 – Use hashtags

Há quem use hashtags que estão “bombando” somente para chamar atenção para aquilo que está compartilhando. É muito desespero! Use hashtags que tem haver com o seu assunto. Nada de #escreverpalavrasdemaisnumaunicahashtagehterrivel e #nao #precisa #criar #uma #hashtag #para #cada #palavra. Faça uma pesquisa no próprio campo Buscar do Instagram e veja quais hashtags possuem um bom público e tem haver com o seu negócio.

DICA 2 – Use emoticons

Personalize e torne mais fácil a compreensão dos seus textos com o uso de emoticons. Propicie uma experiência legal de leitura para seu público.

DICA 3 – Use a localização

Muitas pessoas fazem buscar por localização no Instagram. Imagina a seguinte situação: Você é um Hotel localizado na beira da praia. É muito comum as pessoas irem a praia, tirarem as suas selfies e marcarem o local da praia na publicação. O público do outro lado da telinha clica na localização da foto e lá encontra váaarias outras fotos e encontra também o seu Hotel, já que você também marca a localização. Essa é uma estratégia muito legal para negócios locais.

 

Outros apps para testar

Recentemente testamos o app android TakeOff para agendar posts no Instagram. Se você não pode, ou não pretende ficar com o seu computador ligado, você pode agendar seus posts por esse app. A boa notícia é que ele também não tem limites de posts e a má notícia que ele não permite você escolher os horários, que são calculados automaticamente pelo app.

Tenho usado muito o app Planoly. Um app para smartphone que permite você organizar seu feed de fotos, agendar posts e ainda acessar as métricas do seu canal.

 

Trace um bom plano de ação e use os serviços de automação como seu aliado para turbinar seu Instagram. Se tiver dúvidas, me envie um Inbox e vamos trocar umas ideias sobre seu Plano de Marketing.

 

 

Curta e compartilhe essas dicas com seus amigos e amigas empreendedores(as) .

Tenho certeza você vai ajudá-los bastante!

3 ferramentas para turbinar o seu Instagram
5 (100%) 6 votos

Você vai gostar também...

Vamos fazer seu projeto acontecer?

Algumas atitudes podem sair mais barato do que você imagina. Vem falar comigo!