Por Alessandro Moura

Olá! O que vou mostrar abaixo são estratégias de Marketing Digital Materno para que você consiga criar Campanhas que Vendem Produtos para Mãe, Bebê e Kids através da Internet.

Meu nome é Alessandro Moura, sou Analista de Marketing Digital há mais de 7 anos, especialista em Funil de Vendas e fundador da Expert em Marketing.

ATENÇÃO! Se esse é um tema do seu interesse, separe um tempo e leia todo o conteúdo porque vou te falar coisas aqui que você só encontraria pagando!

 

  1.       O que é o Marketing Digital Materno?
  2.       Melhores Redes Sociais para divulgar seus produtos
  3.       Como Ganhar Mais Seguidores no Instagram
  4.       Uma razão para você NÃO trabalhar com Influenciador Digital no início
  5.       Como Criar um Calendário Editorial
  6.       Ferramentas Para Criar Conteúdo

 

O que é o Marketing Digital Materno?

 

Marketing Digital Materno é um conjunto de estratégias de promoção e venda de produtos ou serviços relacionados ao nicho maternidade, como: gestantes, mães, bebês e crianças.

Estão nesse nicho lojas que trabalham com produtos para enxovais de bebê, roupas e acessórios para gestantes, e roupas e acessórios para crianças, por exemplo.

É um termo relativamente novo e bastante procurado também como Empreendedorismo Materno.

Para quem está começando, um bom start é fazer um Benchmarking da suas concorrentes. Ou seja, observar e aproveitar as estratégias que estão dando certo para elas e aplicá-las em seu negócio.

 

Melhores Redes Sociais para divulgar seus produtos

 

Facebook? Instagram? WhatsApp? Pinterest? Twitter? Loja Virtual?

Essa é uma dúvida comum naquelas que resolvem estudar Marketing Digital para divulgar seu próprio negócio. A grande sacada está exatamente nas particularidades de cada Rede Social. Veja as minhas indicações:

 

Facebook

O Facebook lançou recentemente sua plataforma de Marketplace (Local para Vendas). Na minha opinião, é um ponto de partida mas ainda não é a melhor das opções para o segmento Materno. As buscas no Marketplace ainda são confusas para usuários que não navegam muito e podem até dificultar as suas vendas se isso não for bem planejado.

Porém, sua empresa pode e deve ter sim uma Página no Facebook para aumentar o relacionamento com seus clientes e para fazer suas Campanhas de Vendas através do Facebook Ads. Afinal, o Facebook ainda é a rede social mais popular mas ela não precisa necessariamente ser a sua principal plataforma de vendas.

 

Instagram

Nada menos que 32% dos usuários da Internet estão no Instagram. É bem provável que a maioria dos artigos que você procura sobre “Vender na Internet” falem que o Instagram é uma das melhores redes sociais para vendas, e isso é VERDADE!

Pelo menos metade de todos os usuários do Instagram utilizam essa plataforma todos os dias; e de cada 4 pessoas, pelo menos 1 pessoa segue um perfil de alguma loja.

A vantagem dessa Rede Social para quem deseja tocar o Marketing do seu próprio negócio é que hoje existem aplicativos para facilitar a criação de conteúdo, a programação automática de posts, métricas fáceis de serem acompanhadas no Perfil Business, e por aí vai.

Escolha um nome memorável para a sua marca, faça um logotipo que represente o seu negócio e crie logo o seu canal. 🙂

 

Loja Virtual

A plataforma de e-Commerce, ou Loja Virtual, é uma plataforma que se faz necessária quando você tem um volume maior de vendas, para quem deseja ter um controle melhor de todo estoque, de todas as vendas, outras formas de pagamento, controle do envio das mercadorias. Dentro de uma estratégia escalável, mais ampla, de divulgação ela pode ser a sua porta para as vendas 24h por dia, 7 dias por semana.

Recomendo a Loja Virtual quando você já está pensando em ampliar o seu negócio, quando já tem capacidade para gerenciar volumes maiores de pedidos.

Existem boas plataformas gratuitas como a Loja Integrada que pode atender a sua demanda inicial de forma positiva e completa.

 

WhatsApp

O Whatsapp lançou uma nova versão recentemente chamada: WhatsApp Business. Uma versão melhorada que fornece informações mais completas para seus clientes, como: respostas rápidas, mensagens automáticas, estatísticas de uso, horário de atendimento, link da loja, descrição, endereço.

Ainda há empreendedoras que optam por fazer vendas em grupos de WhatsApp. Os grupos sempre são um dilema. Conheço grupos que são ótimos, pessoas amigas, mas também conheço muitos os quais as pessoas só entram para fazer spam. Por isso, esteja preparada para lidar com educação com propagandas indesejadas, temas delicados no grupo e coisa do tipo.

Prepare uma mensagem com as Regras do Grupo e divulgue com frequência para que seus membros saibam como agir e efetuar pedidos por lá.

Aconselho as minhas clientes a sempre optarem pela Lista de Transmissão. Uma forma mais segura e mais eficiente de manter contato com cada um de seus clientes. 🙂

 

DICA: Ao adicionar um contato em sua Lista de Transmissão, sempre pergunte se a pessoa quer receber seu conteúdo para evitar que você seja denunciada por Spam. O WhatsApp não perdoa e você pode ser bloqueada na Rede por isso.

 

Como Ganhar Mais Seguidores no Instagram

Ganhar seguidores Instagram

O segredo para ganhar seguidores no Instagram

Tenho certeza que essa é a pergunta mais procurada no Google pelas Novas Empreendedoras e as respostas são quase sempre as mesmas: Conteúdo de Qualidade, Fotos de Qualidade, Faça Posts Com Regularidade, Use Hashtags, Responda Seus Seguidores, Peça Para Curtir/Comentar/Compartilhar, etc etc etc..

Claro, todas essas alternativas acima tem a sua importância em uma estratégia completa de Atendimento e Promoção, mas o que poucos falam é que existem Ferramentas para Automatizar e Ganhar Mais Seguidores para seu canal Instagram!

 

Essa é a Dica de Ouro!

 

É de graça? Não!
Compensa? Muuuuito!

 

Continue acompanhando mais abaixo que vou explicar porque essas ferramentas valem o custo delas e são investimentos necessários e indispensáveis para lojas de sucesso..

 

A ferramenta que uso e recomendo há muitos anos a todas as minhas clientes é o Gerenciagram. O Gerenciagram é um sistema que automatiza as interações do seu canal com base nas informações que você quer. Com certeza, é uma ótima ferramenta para crescer e disputar mercado com lojas que já estão aí há um tempinho a mais que você.

 

Veja abaixo como ela funciona:

 

DICA: O sistema não compra seguidores! Nunca, Jamais faça isso! Além de você não ter um público qualificado para comprar seus produtos, o resultado é desastroso e pode sair muuito mais caro do que investir em uma ferramenta profissional como o Gerenciagram.

No link abaixo você pode conferir todas as funções e se cadastrar para experimentar o Gerenciagram por 7 dias de GRAÇA. Não sei por quanto tempo vai ser assim, então corre lá!

Acesse aqui: http://bit.ly/gerenciagram_gratis

 

Se você conhece outras pessoas que gostariam de testar o Gerenciagram também, compartilha esse link com elas. 😉

 

Uma razão para você NÃO trabalhar com Influenciador Digital no início

 

Aqui eu vou precisar ser um pouco mais técnico mas preste bem atenção que isso pode custar o sucesso do seu negócio!

 

Você já ouviu falar em CPA?

CPA é sigla para Custo Por Aquisição. Todas as campanhas de Links Patrocinados (Aquelas que você paga para divulgar seu produto ou site), seja ela o Google Adwords, Facebook Ads, Instagram Ads, dentre outras, possuem um indicador chamado CPA. Que é um indicador que serve para que você saiba quanto (R$) você está pagando por cada aquisição, seja ela de seguidor, venda, através do seu anúncio.

O Custo Por Aquisição varia muito em Campanhas Facebook/Instagram Ads e são constantes desafios para nós, Analistas de Marketing Digital, buscar sempre anúncios de ótimo desempenho e baixo valor CPA para nossos clientes.

Durante todos esses anos, percebi que a média do CPA da maioria das Campanhas Ads que são feitas por pessoas como você, nova empreendedora, é de R$ 0,30 a R$ 0,50 por novo seguidor. Que é um Bom CPA para essa ação mas pode melhorar.

Mas aqui está uma coisa que NINGUÉM NUNCA TE DISSE: Toda vez que você for investir (R$) em divulgação, seja Influenciador Digital, Troca de Links, Patrocínio, Sorteios, etc, CALCULE O CPA DESSE INVESTIMENTO para saber se ele é realmente rentável

 

Como eu faço o Cálculo CPA?

O CPA é calculado da seguinte forma:
Valor Investido (R$) / Número de Vendas.

Em nosso caso, vamos usar para calcular quanto gastamos pela aquisição dos seguidores:
Valor Investido (R$) / Número de Seguidores Ganho.

Eu disse láaa em cima que o Gerenciagram é uma ferramenta que compensa o seu custo, e vou contar esse segredo pra você…

Com essa ferramenta você pode ter um ganho diário de 45 a 230 seguidores. Para nosso cálculo, vou usar o mínimo, 45 seguidores por dia. O mês tem 30 dias, então, em 1 mês você teria: 30 dias x 45 seguidores = 1.350 Seguidores.

Em 3 meses você teria em média 4.050 seguidores.

Se você assinar o Plano Trimestral do Gerenciagram, que custa R$ 185,00. Você teria o CPA da seguinte forma:
R$ 185 / 4.050 seguidores = R$ 0,04 de Custo por Seguidor.

 

ISSO MESMO!!! SÓ 04 CENTAVOS POR SEGUIDOR! Lembra que falei que Campanhas Ads gastam em média de R$ 0,20 a R$ 0,50 lá em cima? Não há Sorteio, não há Influenciador Digital, não há Troca de Links que bata esse CPA para aumentar as suas vendas!

Incrível não é?

 

Agora você sabe o segredo de muitos canais Instagram com 13, 50, 200 mil seguidores… hihihi

 

Como Criar um Calendário Editorial

 

Só investir em automação não vale! É como chamar suas amigas para sua casa e não oferecer nenhum entretenimento para que elas fiquem mais tempo contigo.

O que vamos descobrir aqui é como planejar o conteúdo da sua casinha para realizar vendas.

Em pesquisa, descobrimos que mais de 70% das empresas brasileiras têm uma estratégia de divulgação de conteúdo nas redes sociais. Mas apenas pouco mais de 37% estão fazendo isso da maneira inteligente e descomplicada: utilizando um calendário editorial.

 

Pesquisa Calendário Editorial

 

Então o próprio nome já diz: Calendário. Vamos planejar nossos posts e stories diários, semanais, em cima de temas relevantes para esse segmento e usar o Calendário Comercial 2018 para ajudar a aumentar ainda mais as suas vendas.

O Serasa Experian possui um Calendário Comercial completo e em 2018 eles acrescentaram datas curiosas como: Dia do Cliente, Dia do Internauta. Pra mim é o melhor calendário para usar como referência para montar suas estratégias de Vendas. Faça o download aqui.

Criei também uma planilha que vai ajudar você a se organizar e fazer seu Calendário Semanal de Posts e Stories de maneira fácil. Acesse aqui.

Template Calendário Editorial 2018 Marketing

Template Calendário Editorial 2018

 

Separei aqui alguns exemplos de datas que você pode trabalhar para elaborar suas campanhas de vendas:

✅ Dia 27 de Março – Dia do Circo
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Dia 28 de Abril – Dia do Frete Grátis
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Dia 13 de Maio – Dia das Mães
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Dia 21 de Junho – Início do Inverno
✅ D
ia 26 de Julho – Dia dos Avós
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Dia 12 de Agosto – Dia dos Pais
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Dia 23 de Setembro – Início da Primavera
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Dia 12 de Outubro – Dia das Crianças
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Dia 23 de Novembro – Black Friday
✅ 
Dia 25 de Dezembro – Natal

Bom, esses são só uns exemplos..

 

Aproximadamente 7.700 bebês nascem por dia no Brasil. Esse é o motivo desse mercado não ter uma data específica para acontecer, pois, todo dia é dia de venda.

 

Ferramentas para Criar Conteúdo

Pensado no Calendário Editorial, agora é hora de colocar a mão na massa!  

 

Trakto | www.trakto.io

O Trakto é uma aplicação para muito legal para você criar conteúdos visuais com mais de 300 modelos de templates para Instagram, Facebook, Twitter, eBooks e Apresentações incríveis para seu Negócio. Veja como ele funciona:

 

Adobe Spark | spark.adobe.com

Adobe Spark

 

Adobe Spark é uma ferramenta legal também criar conteúdos visuais para seus posts, legenda para vídeos. Separe um tempinho para aprender a trabalhar com essa aplicação que você vai fazer coisas incríveis.

 

Canva | canva.com

Canva

 

O Canva é uma aplicação pioneira e muito boa. Lá você vai encontrar templates para Post em diversas redes sociais, modelos para cartões postais, infográficos, apresentações, cartão de visitas, vale-presente, eCards, além de um editor de fotos bem completo.

 

Planoly | planoly.com

Planoly

 

O Planoly é um app para agendar os post do seu canal Instagram pelo celular. Você pode fazer o upload de várias imagens e organizar o seu Feed com a ferramenta de Preview dele. Esse app tem uma gama muito legal de recursos para seu canal e foi o app que mais gostei, por isso é o que apresento a vocês. 😍

 

Ufa.. Bastante coisa não é mesmo?
Você conhece mais alguns apps que podem facilitar a vida das empreendedoras? Comenta aí pra gente!

 

Marketing Digital Materno: Como escolher as melhores estratégias.
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