Por Alessandro Moura

A pouco tempo atrás me deparei com a dificuldade e o desânimo de um comerciante aqui perto de casa e na ocasião resolvi ajudá-lo. Em alguns dias tivemos um bate papo, onde mostrei pra ele todo o potencial de ferramentas que ele já tinha e conhecia, só não sabia a melhor forma de utilizá-las para o seu comércio ainda. O papo foi tão bom que resolvi compartilhar com vocês essas dicas para você aumentar suas vendas também.

Eu trabalho com consultoria de marketing com foco em vendas online para pequenas e médias empresas há 2 anos e tenho uma missão: fazer com que o pequeno e médio empreendedor seja capaz de transformar pequenas ações em grandes resultados, sempre!

Vamos lá?

 

Dica 1 – O Whatsapp pode te ajudar a vender

lista de transmissão whatsappLembre-se de uma coisa: você já tem clientes. Se aproxime deles!

Divulgar as ofertas da semana através do whatsapp pode levar mais gente à sua loja física. Peça a seus clientes que adicionem o seu número do whatsapp na agenda do celular e te enviem uma mensagem dizendo que quer receber as promoções pelo whatsapp. Crie uma lista de transmissão com esses clientes, elabore um bom texto, uma boa foto dos produtos e faça o envio das suas ofertas.

As redes sociais deram ao consumidor o poder de escolha. Agora, ele assina o boletim dos supermercados de sua preferência e escolhe onde quer comprar. Com essa ferramenta você estará se mostrando uma opção para seu cliente também.

Dicas de Ouro

  • Nunca enviei um conteúdo que não seja sobre o mercado. Você pode contar as mudanças ou novidades no mercado, anunciar as ofertas, mas nunca enviar correntes ou outras mensagens que fujam desse propósito;
  • Nunca envie suas ofertas para seus clientes sem a autorização deles. Isso é SPAM e o Whatsapp não tolera esse tipo de comportamento;
  • Se a promoção tem dia e hora para acabar, não esqueça de avisar os seus clientes;
  • Faça um planejamento prévio do que você irá enviar e siga-o.

 

Dica 2 – Anuncie suas ofertas no Facebook

anuncio por imediações FacebookNo Facebook, você é capaz de criar anúncios específicos para a sua cidade, seu bairro e pessoas que estejam passando por aquela região. Ao criar o anúncio, você pode determinar um raio de distância da sua loja e segmentar por idade, por exemplo, para ser ainda mais assertivo no público.

Imagine que seu mercado fica no centro da sua cidade e que seus clientes são moradores próximos à sua localização. Você pode configurar para que o anúncio seja exibido apenas para pessoas que moram ou estejam em até 2 km do seu mercado.

Dica: O Facebook tem um valor mínimo de investimento para cada tipo de objetivo de sua campanha Ads. Você pode começar investindo R$ 5,00 por dia e ver o resultado.

Você pode ainda acessar meu site e entrar em contato para ter a minha ajuda para colocar em prática essas dicas.

 

Dica 3 – Fique de olho nos grandes

Veja como os grandes mercados fazem!

Siga-a os no Facebook, Instagram, se inscreva na lista para receber as promoções, assine para receber o boletim de ofertas por email. Estude eles! Você pode aprender mais e usar algumas ideias para aplicar em seu mercado.

Separe um tempo para empreender!

Gostou das dicas? Curta e compartilhe com os seus conhecidos! Juntos, podemos incentivar e fortalecer os pequenos negócios.

“O consumidor deve ter poder de escolha. Escolher pequenos negócios na hora da compra ajuda a fortalecer esses segmentos e estimula a economia.”

3 dicas que fizeram um comerciante aumentar suas vendas
5 (100%) 1 voto

Você vai gostar também...

Vamos fazer seu projeto acontecer?

Algumas atitudes podem sair mais barato do que você imagina. Vem falar comigo!