Por Alessandro Moura

A realidade hoje é que existem muitas agências e muitos freelancers no Brasil que não conseguem fazer um bom trabalho de Inbound Marketing para os seus clientes e grande parte disso é culpa sua!

Primeiro Motivo

Bom, a primeira e mais provável causa é porque estratégias de Inbound Marketing exigem muito mais habilidades do produtor do que simples textos para mecanismos de busca.

É preciso ter um planejamento sobre todas as fases e elas começam láaaaa nas vendas. Alguns profissionais simplesmente vendem resultados surreais e perdem os clientes e a credibilidade porque eles criaram expectativas também inalcançáveis.

Os profissionais precisam ser realista com seu projeto e deixar claro para você que os resultados virão a médio e longo prazo.

Segundo Motivo

Outro motivo, e aqui a culpa também é sua, de muitas agências falharem ao fazer Inbound Marketing é que elas insistem em promover o cliente nos textos que deveriam compor o universo do negócio.

Quando fazem isso, toda a informação passada deixa de ser confiável e os leitores enxergam aquilo apenas como mais uma propaganda.

Os leitores devem chegar ao produto final por meio de nutrição, por meio de uma jornada de conhecimento, e não de autopromoção durante o texto. Pense assim: se as pessoas ficam desesperadas só pelos 5 segundos de propaganda que são obrigadas a assistir no YouTube, você acha mesmo que elas vão ler um texto recheado de propaganda?

 

A sua responsabilidade

Ao contratar um profissional de Inbound Marketing, parte do processo é desenvolvido em conjunto e envolve uma looonga conversa para entender qual é e como é o universo desse negócio. Quais são as dificuldades que seus clientes passam para encontrar o seu produto como solução?

O que muitos empreendedores ainda não perceberam é que atualmente as pessoas têm um controle imenso sobre o que querem ver, ler, ouvir e interagir. Os algoritmos do Facebook estão aí para provar que cada vez mais ficamos imersos apenas naquilo que gostamos e nos identificamos. Veja seu o Feed do Facebook. Em recente atualização, só as pessoas e páginas que você mais interage aparecem como destaque para você.

O Inbound Marketing bem feito não pode ser invasivo – e sim informativo. Essas estratégias podem facilmente fazer parte de qualquer estratégia de marketing para restaurantes, marketing para academias, marketing para consultórios odontológicos e diversos outros nichos de mercado, por exemplo.

 

Erro no Inbound Marketing para captar Leads

O erro de muitos freelancers ao fazer o Inbound Marketing e pular esse diálogo com você é que eles perdem completamente os leads ao longo do processo. Por exemplo: você pode até ter escrito um conteúdo interessante, mas aí o leitor baixou um e-book e à partir de então só recebeu coisas que não estavam relacionadas ao conteúdo que ele consumiu.

Já sabe o fim dessa história, né? Marcados como SPAM.

Nessa fase é muito importante identificar e segmentar os potenciais clientes em seus respectivos estágios de compra, interesses, idade, entre outros. Assim a nutrição será muito mais precisa e relevante para quem recebe.

Isso vai determinar totalmente se a campanha terá sucesso ou não.

 

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Inbound Marketing: Por que agências falham e a culpa é sua?
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